terça-feira, 4 de agosto de 2009

Wii Sports Resort

Wii Sports foi um marco na história dos videogames. Não apenas por sua inovação em jogabilidade e acessibilidade, mas porque era, de novo, mais um game que acompanhava um console Nintendo – prática comum, aliás, da Big N.

Porém, Wii Sports não veio apenas como uma desculpa para se jogar o Wii. Ele veio como uma perfeita e inigualável demonstração de como os controles podiam ser muito mais realistas, interativos e especialmente divertidos.

Sem mais delongas, vamos aos modos!

Swordplay

A Espada é um dos modos mais evidentes para usar o Motion Plus e a precisão inicial já chama atenção. Já se foram os dias de movimentos aleatórios do controle, sem pensamento ou estratégia. À medida que você progride na dificuldade, os oponentes tornam-se mais espertos e velozes.


Wakeboarding

Esse é o primeiro modo que usa o Wiimote de forma mais diferente e inusitada. A sensação de velocidade e o visual da praia tornam as jogatinas muito empolgantes e certamente divertidas.


Frisbee

Finalmente o desafio começou a aumentar bastante. Não que Swordplay seja fácil – ainda mais nos modos avançados – mas nele é possível entender claramente o que seus movimentos estão fazendo na tela.

risbee começa com uma premissa já vista na E3 e não menos sensacional.sensibilidade do Motion Plus aparece mais uma vez para separar meninos de homens, considerando a inclinação do pulso de forma tão realista que chega a ser frustrante reconhecer que eu precisava ser mais estável e concentrado.

Arco e Flecha

Aqui, o Motion Plus mostra uma outra faceta, indicando que sua inclusão não serve meramente para atirar/lançar/inclinar elementos na tela. O sensor de altura é muito preciso e garanto que veremos mais usos nesse sentido – alguém duvida que estaremos mirando assim na próxima aventura de Link?

Mais do que apenas precisão, Arco e Flecha foge muito daquela simplicidade acessível que muitos atribuem ao Wii. Os controles são bem mais complexos, talvez pelo posicionamento tão diferente das mãos.

Levar em conta o vento já era esperado, mas a distância tem um papel muito fundamental nesse modo. O movimento de arco que a flecha faz em direção ao alvo é daqueles que merece boa prática para ir pegando o jeito.

Table Tennis

Se você gostou de tênis em Wii Sports, prepare-se para ser eliminado no ping-pong de Wii Sports Resort! Aquele jogo mais parado, moroso e que podia ser jogado com breves movimentos se foi e agora é hora de provar se você é rápido e paciente o suficiente para dominar esse novo modo.

Ping-pong talvez não tenha aquela cara de modo tão interessante, mas os detalhes estão escondidos por baixo do visual light. Em vez de longas raquetadas,é necessário que os golpes tem que ser menores e mais diretos.

Motion Plus reflete com perfeição sua raquete na tela e você sente que está alterando a jogada, influenciando o resultado da partida.

Golfe e Boliche

Golfe ganhou um novo modo com 18 buracos, bem mais interessante e longo que o original. É preciso ficar muito mais atento a movimentos do pulso para comandar o efeito na bolinha e, mesmo isso sendo mais trabalhoso, acho que o propósito do Motion Plus é justamente esse: nos tornar melhores jogadores.

Já no boliche a precisão superior é muito evidente quando você força um erro. Além disso, ter controle sobre o movimento completo do personagem foi algo muito bem pensado e que deixa o game menos automático.

Power Cruising

Aqui o lance volta a ser a suavidade nos controles, o domínio da técnica que recompensa já na primeira vez que você entende o que deve fazer.

A água é outro show à parte, com ondas e efeitos de reflexão não realistas, mas com um estilo sensacional.

Canoeing

O Motion Plus mede a inclinação do controle e o movimento para trás e até dá pra enganar um pouco fazendo remadas menores.

O uso da corrida e de obstáculos foi muito bem pensado e aumenta demais o desafio à medida que você progride. Nada como praticar, praticar e praticar para achar o melhor caminho, a curva perfeita e a velocidade ideal.

Cycling

O Motion Plus tem tanto potencial que seu uso nesse modo limita-se à inclinação da bicicleta, algo até que o Wiimote já reconheceria sozinho. No caiaque não dá pra ir correndo como um louco porque você deve escolher sabiamente o lado do remo, compensar ondas e curvas, etc.No Ciclismo a coisa tem mais um jeitão de ‘waggle’ (chacoalhar) excessivo dos controles.

Air Sports

E finalmente, subimos aos céus para terminar a análise dos modos. E que fechamento com chave de ouro!

Engraçado porque olhando rapidamente para o Skydiving dá uma impressão de simplicidade exagerada como vi no Ciclismo. Porém, sendo um modo que exige bastante o uso do Motion Plus não pude deixar de me apaixonar pelo conceito.

Melhor é caçar os Miis em pleno ar e virá-los todos para tirar uma foto. Bem a cara da Nintendo, um objetivo tão diferente e social, universal: divertir-se em grupo. Talvez pudessem haver mais variações no Skydiving, mas encaro ele como um adicional e não a estrela do título.

Já o voo de avião é a parte Zen de WSR, para relaxar entre uma corrida de caiaque e um desfio de espadas. Mas claro que a Nintendo não ia ser tão vagal assim e usou o modo para que possamos conhecer a ilha.

O uso de pontos de interesse junto com as informações são bem interessante e adicionam um pouco de conteúdo. Sem eles o voo ainda seria legal e pacificador.

Saqueado de: Wiiclube

4 comentários:

Vicente disse...

Nossa,aquele efeito de água ali no Wakeboarding tá tenso LOL
Legal o joguinho,legal....mas mesmo assim,LOL,nem Story tem....e os animal inventam outro controle,invés de se concentra e fase um jogo q preste,lol

Victor disse...

ahsuahsauhsuahsuahsuha

Anônimo disse...

Lembre-se de citar a fonte quando copiar a análise de outro site, viu?

Assim que a democracia da internet funciona em sua plenitude.

http://wiiclube.uol.com.br/blog/2009/08/04/wii-analise-wiiclube-wii-sports-resort/

Vicente disse...

FAIL
Ele boto a fonte seu animal de teta